« Home | Indonesia 2009 part III: Flores Bajawa » | Indonesia 2009 Part II: Flores - Moni Kelimutu » | Indonesia 2009 Part 1: OPO-LGW-DBX-CGK-DPS » | Bye bye Summer 2009 » | Lovebirds times 2 » | By the sea... » | Oporto @ September ´009 » | A´dam@June 2009... » | Friday afternoon... » | Fisherman »

05 December 2009

Indonesia part IV: Flores Labaunbajo e Kanawa

Ja sinto esses dias distantes, as memorias esvaziam-se no percorrer de experiemcias e a vontade e o jeito de descrever vao se esfumando. De Bajawa partimos ate Labuanbajo a vila portuaria da costa oeste das Flores. O ponto de partida para visitar as ilhas de Komodo e Rinca com os seus famosos dragoes. As ameacas da viagem de 8 horas por uma estrada cheia de curvas levou nos a conter no pequeno almoco. Tomamos o pequeno almoco, em bahasa Kaman (comer) paggi (manha) com o autocarro diario de Bajawa ate L.bajo a nossa espera. Lembro me de uma tosta de panricco com uma cor estranhamente verde fluorescente. Como tivemos direito a escolher os lugares acabou por ser uma viagem confortavel. Por aqui as estacoes de autocarros sao longe dos destinos e e tradicao parar antes e cobrar os bilhetes. Foi ai que descobri que o preco dos bilhetes era 80000 rupias de estacao de autocarro a estacao de autocarro, e mais 10000 rupias para pick up do hotel e levar ate casa (literalmente ate a porta casa, levou o autocarro por caminhos de terra batida) uma tradicao que tem um nome aqui mas que ja me esqueci. Claro que as holandesas nao o entenderam e comecaram a reclamar... we payed 90000 the lady said ninety... eu vi um passageiro pagar os cem mil, e claro que a dona do hotel nunca teria viajado ate "tao longe" como LBajo... o motorista ficou irritado e com razao... levou o autocarro ate a bus station... ate que elas acabaram de ceder. A chegado a Labuanbajo sob o por do sol no mar das Flores, uma perspectiva com imensas ilhas que parece estar na margem de um imenso lago. Ficamos num hotel mais upmarket para a nossa tradicao... um bungalow e um casa de banho com direito a um verdadeiro duche, ja chegava do banho tradicional indonesio com a mandi... Depois jantar num dos numerosos warungs perto do porto e um recolher cedo para descansar.
No dia seguinte resolvemos cancelar os bilhees de aviao de Bima, em Sumbawe ate Mataram em Lombok... encontramos o office da companhia aerea, numa garagem, literalmente.
Depois compramos os bilhetes para o "cruzeiro" da Perama que nos levaria ate Sengiggi em Lombok.
Como tinhamos duas noites ate ao inicio da viagem de barco, resolvemos ir para uma ilha deserta paradisiaca ao largo de Lanbuabajo. Uma hora de barco deixou nos na surpreendente Kanawa, uma ilha minuscula, com cerca de 9 habitantes e tres bungalows ocupados. Tinha um cais muito cenico ate a ponta do recife de coral. Ai passamos os dias em total relax, com caminhadas longas, snorkling, conversas e muita foto. Na ponta do jetty vive um enorme cardume de peixes que serve de base alimentar aos habitantes da ilha. A noite peixe fresco grelhado, pescado com arpao.

I went to Doll House to get my dress and they promised they would get it in. I was so upset when they didn’t come through for me so I went Sassy Boutique. They were able to get my dress within three 3 days. They had wonderful customer service and nothing was a problem for them. I really appreciated the effort they made to make my night memorable. i will never go to dollhouse again.