« Home | Estados Limite / Borderlines » | Tiken Jah Fakoly Y.Odua :"Y'en a marre"Y'en a marr... » | Combien tu m´aimes?more @ voxpopulum » | 3. Crónicas » | BLUR - out of timeFor some unknown reason I always... » | 2. Crónicas » | A Liberdade é a Possibilidade do Isolamento » | La haine (scratchin')La meilleur scéne du film du ... » | 1. Crónicas » | Sonic Youth - Kool Thing (*)Kool ThingKool Thing s... » 

12 November 2006 

diario de bordo

(Textos diarios de bordo escritos a partir de teclados internacionais, por defeito nao incluem acentos ou ce cedilhado. Estes textos nao padecem de qualquer edicao, sao escritos em cyber cafes indianos a pressa onde nem tudo funciona,, espero mais tarde redita los no blog ja corrigidos, por agora servem como meras notas de memoria)

Madras, domingo 12 de Novembro de 2006

A viagem correu sem precalcos de maior, nao fosse a correria desenfreada no charles de gaule quando ao apanhar o autocarro para o terminal D noto que o aviao para chennai ja estava em boarding. Air france transfer afirmam que:
“20 minutes vous avez du temp...”
“ mais il faut passer security control?”
“ Oi mais pas de problem...”
Quando chego a um dos terminais F (onde partem voos intercontinentais) estariam umas 100 pessoas numa serpente rodopianrte a encher after shaves e desodorizantes em sacos plasticos, depois mostrarem o passaporte e serem apalpados por empresas de securitas... e um quadro ameacador: Chennai is Boarding!
Apos 15 minutos nao resisto e com maior descaramento passo por entre os passageiros para america latina, medio oriente e africa num tom educado... “my flight is boarding...”
Sou imediatamente seguido por um europeu e um casal americano... Com destreza passo rapidamente security control e com as botas na mao corro para o boarding... Depois, no aviao verifico que esperamos mais de 30 minutos por cerca de 60 passageiros em transfer. Ainda bem, penso assim pode ser q a minha mala chegue a tempo.
Ao meu lado um tamil hindu a viver em miami. tinha conseguido a pouco tempo o passporte azul do USA, tinha uma filha e uma mulher e queixava se que devia ter investido no real state da florida em 1999, hoje poderia viver um sonho em Coimbatore a sua cidade natal. Disse me q o motivo da viagem era um emrgencia, q eu nao atrevi a perguntar qual.
Confirmou os meus anseios de q os tamils sao mais softs q os indianos do norte.
Um trio de italianas quarentonas viajavam nas filas do meio, iam passar 18 dias entre tamil e Gujarat. Atras um velhote frances mais chato inqualificavel sempre a massajar o banco.
Ja no aeroporto de Chennai uma american velhota perguntou se iria para pondicherry, tinha um taxi a espera dela, ia trabalhar os cinco meses anuais num ashram, disse lembrar se vagamente de uma viagem a lisboa em 1957, e como a cidade era limpa e organizada e os cafes com um charme incomparavel.
Um espanhol ao ver o meu publico pergunta se sou compatriota, era madrileno e a bagagem desta vez veio!
Aeroporto de chennai e sem duvida muito calmo comparado com mumbai ou delhi... apos vaguear comprar umas aguas e biscuits, sou muito pouico incomodado por touts... ate k apos uma olhadela no guia opto por telefonar para o broadlands em chennai e negociar uma viagem de taxi para a guest house por entre avenidas indianas sem trafico. Nao. chovia.
As 3 am faco o check in numa casa colonial cheia de encanto, e apos uns minutos durmo um descanso merecido apos uma semana trabalhosa.
Dormi cerca de 10 horas, acordo com o som do chamamento da mesquita em frente a varanda, e volto a adormecer)
Decido ficar este dia em chennai a relaxar e ambientar me. Realmente esxiste um fenomeno de transferenci sempre que visito este pais... parece ser a continuacao da viagem do ano passado quando abandonei mumbai sob o fogo de artificio do diwali, para voar para chennai.
Chennai e uma cidade indiana. A 4a cidade do pais (8 milhoes de pessoas) apresenta sinais diferentes: tem carros dos bombeiros (como os conhecemos), semaforos nos principais cruzamentos a funcionar, mulheres policias com telemoveis, mais caes e gatos k noutreas metropoles indianas (sao mais vegetarianos por aqui?) mas nao deixa de ser india em todos os sentidos.
Somos invadidos por um sentimento de culpa ao vermos farrapos humanos a vaguear, a dormir, a viver nas ruas a reciclar com caras muito serias por entre os contentores do lixo.
Os tamils, como os indianos do sul sao gente aparentemente simpatica, mais educada q os indios do norte.
Suresh: tornei-me o seu primeiro amigo brasileiro, um rickshaw driver, que simpaticamente iniciou conversa... claro que terminou dizendo k hoje era ultimo dia para pagar o rickshaw e q deixou a mulher em casa em lagrimas nao sabia se amanha tinha trabalho. disse lhe k me era impossivel ajuda lo q depois tinha de ajudar toda a gente e blabla.. Sorry to tell you my story just promise me you think... Olha contrato os teus servicos se precisar de um… oooops ele acaba de entrar na cabin do cyber cafe e dizer k chove la fora e k arranjou mais um dia para pagar e despede-se beijando me a mao???!!!) anyway...
Volto ao broadlands amanha talvez de bus ate pondicherry!