« Home | Status of the Brain... » 

14 May 2006 

Tinariwen


Existe algo que me vem apoquentando em relação à mundivivência das tribos da Terra.

Os Tinariwen são um grupo de expressão musical nascido no seio dos Touaregues do Mali (Sul do Sahara) que surgiu nos campos de refugiados de treino da Líbia de Khadhafi nos anos 80. A música de rica tradição da África Ocidental está impregnada de gritos de revolta e insatisfação de uma juventude reprimida com uma causa esquecida. Os políticos ocidentais de esquerda erguiam a bandeira da causa palestiniana, Khadafi aproveitando a onda mediática recrutava mujaheedins para lutar por uma causa que muitas vezes desconheciam. Os elementos dos Tinariwen conheceram-se por entre o processo de deserção dos campos de treino da Líbia. Estavam interessados na sua causa e na luta contra o governo do Mali que os obrigava a pagar impostos injustos e impunha um modo de vida afastado do conforto nómada das dunas do grande Sahara e das rotas do sal e da seda. Ainda se juntaram nas montanhas e enfrentaram o exército governamental com armas fornecidas por alguma potência ocidental e equipamento rudimentar e as infames técnicas de guerrilha. Afastados da família e das mulheres...
Abrigados por acordo que ainda alguns discordam voltaram às suas terras e a um nomadismo fictício.
Sofrem agora por sentirem incompreendidos pela sociedade actual do seu próprio povo que facilmente troca a sua música e cultura por sucessos melódicos e fugazes ocidentais.

No entanto guardam, à semelhança de outros povos que encontrei, uma inocência perplexa. Uma inocência sincera, genuína e sofrida que jamais vou compreender.