30 January 2007 

5. Crónicas

A superstição da loucura

Padeço de discernimento...
Turbilhão quente que me assola no esterno e me impede de me atirar... Sufoco mergulhado em sentimentos.
Ouço a voz da actriz: "paparapaaapa", a ecoar na minha cóclea numa tentação de vertigem.
Descubro uma amizade extrovertida colorida de sorrisos.
Pinta a tua roupa de flores negras prontas a dançar, eu imagino as tatuagens no teu corpo a balançarem ao ritmo de uma jam despreocupada.
Olhares de desejo cruzados numa acção repitidamente quebrada.
Lá atrás um riso solto persegue uma melodia desamparada, ignorante em queda ao rallenti... (...)
Contam-me a lenda de um paradigma... Rio porque não compreendo...
Lanças-me um olhar altivo, desafiador, enigmático que finjo compreender e tento-me escapar sem rodeios.
Baloiço lá em cima a olhar os homens e os seus refúgios de convicções. Os homens andam cheios de convicções. Parece que desvendaram o mito da razão.
Tudo parece um buraco negro cheio de força gravitacional, onde a luz desaparece para me iluminar. Vejo essa luz a sustentar o meu complexo de imortalidade.
"Não temo o frio do Inverno mas sim o gelo do coração dos homens" dizem na rádio numa canção de embalar.
Eu temo porque não sinto.
Não amo.
Não sofro.
Não sei o que é a alegria ou tristeza. Até já me etiquetaram.
Dizem-me que estou louco....
Estou louco! (risos)

12 January 2007 

4. Crónicas

Não me esqueci de ti

Lembrei-me de ti ao percorrer o silêncio nocturno dos canais de mangais da porta dos fundos da costa da grande ilha Africana.
Lembrei-me de ti ao seguir perdido os carris dos eléctricos nas colinas do luar da urbe iluminada de amarelo e ocre, abraçado ao nada, com uma melodia nostálgica a recortar a paisagem dos meus pensamentos preenchido pelas linhas que se cruzavam no granito da calçada.
Lembrei-me de ti ao espreitar, como um voyeur assumido, para o interior do pequeno apartamento do casal de idosos catalães numa rua do Eixample, quando ao subir as escadas íngremes, deparo-me com o meu reflexo no enorme espelho que ladeia a porta, sob o aparador uma foto de felicidade com mais de cinquenta anos, de noivos vestidos de sentimentos numa cidade que se negava a vergar às tropas fascistas.
Lembrei-me de ti ao escorregar suavemente na pista de gelo da Praça de Santa Catarina envolvido pela música natalícia Flamenga dos anos oitenta, agarrado ao meu gorro colorido para não me reconhecerem numa tristeza contrastante.
Lembrei-me de ti quando, descalço, sob a chuva das monções nas pedras frias do templo fantasista do Sul do sub continente, a imitar uma multidão de peregrinos vestidos de negro e dourado, era abençoado pelo paquiderme de serviço a troco de algumas rupias.
Lembrei-me de ti enquanto afogado no banco desconfortável da estação central, invejava os camponeses dos Estados do Este que seguiam atentamente os Mumbaites na sua azáfama nocturna de desencontros inocentes à porta do restaurante de fast food falsamente iluminado, com um imigrante empurrar repetidamente a porta que os transportaria para uma outra dimensão enganadoramente auspiciosa.
Lembrei-me de ti ao fotografar uma camponesa da Indochina no seu vestido florido a rosas numa pose inocente, a soltar um sorriso libertador de um pesadelo esquecido e enterrado numa década anterior.
Lembrei-me de ti enquanto dissertava sem justificação na linguagem convencionada da Ciência sobre a inevitabilidade suspensa da nossa vida, tão curta, dura e injusta, a pular por lagos ínfimos de felicidade, a um pai e a uma irmã, habitantes de uma cidade que eu já desconheço.
Lembro-me de ti ao escrever este texto, a olhar para o cursor mirrado a avançar timidamente sob o fundo branco, empurrado pelo premir das teclas numa melodia que desejava mais inspirada.
Depois esqueço.